FETRAM/CUT - MA: Quem Somos?

 
 

A FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO E DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DO ESTADO DO MARANHÃO - FETRAM/CUT-MA, entidade de 2º grau, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, e duração por tempo indeterminado, com sede no município de São Luís – MA, sito à Rua dos Afogados, nº 306 – Centro, para fins de defesa, organização, coordenação, proteção e representação legal e juridicamente da categoria dos Trabalhadores Públicos Municipais que abrange os Municípios do Estado do Maranhão. A base territorial da FEDERAÇÃO corresponde ao território do Estado do Maranhão.

Na perspectiva de organizar os trabalhadores do serviço público municipal do Estado do Maranhão, foi criada a FETRAM/CUT-MA, com o intuito de organizar, representar e lutar pela melhoria das condições de trabalho e garantias dos direitos e deveres trabalhistas.

A FETRAM/CUT-MA vive um momento fecundo. Acreditamos que estamos no rumo certo e pretendemos continuar na defesa da classe trabalhadora do serviço público municipal no estado do Maranhão.

Ao longo de mais de 15 anos de lutas, várias conquistas foram alcançadas, o que não significa dizer que todos os nossos objetivos foram atingidos. O momento é de avanço e, para tanto, faz-se necessário reconhecer que a base dos trabalhadores e trabalhadoras que constituem essa Federação clama por condições dignas de trabalho e melhorias salariais, primando pelo serviço público de qualidade e atendendo, assim, aos anseios da sociedade. Somente assim eles/as poderão realizar um serviço público de qualidade capaz de atender aos anseios da sociedade.

Entretanto, esta não é uma tarefa das mais fáceis. Existe um embate constante de forças. De um lado está o movimento sindical do serviço público municipal, que, nas últimas décadas, vem se organizando e se estruturando. Do outro, encontram-se comumente estruturas governamentais (prefeituras) já estruturadas e permeadas por gestores e assessores corruptos, cujas práticas incidem de forma direta sobre aqueles/as que executam o serviço público: os/as trabalhadores/as.

Precisamos estar unidos cada vez mais para fortalecer a luta da classe trabalhadora, através da criação de novos sindicatos capazes de estimular a consciência de unidade, companheirismo e, acima de tudo, de fortalecimento dos trabalhadores do serviço público. Nesse sentido, precisamos melhorar a estrutura política, financeira e administrativa dos sindicatos de base e, consequentemente, a ampliação da base territorial da FETRAM/- CUT-MA.

Se precisamos avançar, precisamos também nos projetar para isso. Nesse sentido, a FETRAM/CUT-MA, reiteradamente, tem executado ações capazes de fortalecer sua base, participando de atividades diversas nos municípios (filiações, reuniões, atos públicos, mesas de negociação, entrevistas etc.), campanhas, cursos de formação sindical de base, seminários, plenárias, congressos...

Este é o caminho para avançar sempre!

Siga-nos nas Redes Sociais